Por que o valor da taxa na rede está diferente da taxa que paguei?

Walltime Support Center

Isso não é um erro.
A Walltime utiliza a carteira Bitcoin Core como padrão de envio dos bitcoins.
A Walltime deixa a critério da carteira padrão escolher a forma como montar a transação. Isso significa que a Walltime não interfere na forma como a tx é montada.
A carteira padrão do Bitcoin utiliza várias técnicas para escolher os inputs adequados, como tamanho de cada um, valor aproximado, idade, entre outros, fazendo sempre uma boa escolha.
Dessa forma, não é possível saber de antemão o tamanho da transação.
A transação pode ter 225 vbytes, 350 vbytes, 800 vbytes etc.

Dito isso, a Walltime precisa cobrar alguma coisa do usuário antes da transação ser montada. E o valor precisa ser justo, isto é: a Walltime não pode cobrar um valor muito baixo pois isso seria um vetor de ataque e poderia ir à falência e também não pode cobrar um valor muito alto, caso a transação da pessoa por acaso caísse numa transação muito grande!

Dessa forma, a Walltime usa um valor baseado no *tamanho médio* da transação.
Atualmente, a base de cálculo usado pela Walltime é de 320 vbyes (e isso é ajustado de tempos em tempos). Isso significa que algumas vezes a taxa utilizada na transação será menor do que a cobrada do usuário, e outras vezes será maior.


Mas então, por que a maioria das vezes a taxa utilizada é menor do que a cobrada do usuário?

Porque a *mediana* da transação é menor do que 320 vbytes.
Ou seja: se você ordenar todas as transações, a transação do meio será menor do que 320 vbytes. Na prática, isso significa que algumas poucas transações muito grandes acabam distorcendo e elevando a média pra cima. Essas transações grandes são compostas de muitos inputs pequenos.

Na Walltime essa média é alta, mais alta que a média global do Bitcoin, pois a Walltime recebe muitos depósitos pequenos.
Algumas exchanges, como a Bitfinex, cobram uma taxa de depósito para depósitos pequenos (menores que US$ 1.000,00) justamente pra evitar que as pessoas façam esse tipo de depósito e a carteira fique fragmentada, gerando transações muito grandes e caras no futuro.

A Walltime ainda optou por não cobrar essa taxa de depósito, porém estamos considerando fazer isso no futuro, para que o tamanho da transação média de saída caia e a taxa fique mais barata para todos.

O que importa na hora de escolher a taxa é o valor Sat/vbyte.
Esse valor aparece no momento da retirada e ele é sempre respeitado.
Se você olhar em um explorador de blocos, verá que, mesmo que a taxa enviada foi menor que a taxa cobrada do usuário, a relação Sat/vbyte estará correta.
Em longo prazo, o usuário não fica no prejuízo, pois algum dia sua transação fará parte de uma transação muito grande e a taxa paga pela Walltime pode chegar até 10x mais do que a taxa cobrada pelo usuário.